O que é Gestão de Pessoas?

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Você sabe o que é Gestão de Pessoas?

Apesar de não haver consenso, uma definição interessante gestão de pessoas é a seguinte: função administrativa que permite colaboração eficaz das pessoas em prol dos objetivos organizacionais.

Por exemplo: para que um comércio funcione adequadamente, vai precisar ter algumas pessoas exercendo funções bem específicas, como por exemplo, o balconista, o repositor, o gerente, entre outros.

Para que você tenha essas pessoas trabalhando adequadamente e te ajudando a atingir seu objetivo, é necessário tomar algumas decisões em relação a elas:

  • Como encontrá-las no mercado?
  • Como saber se atende o perfil que desejo?
  • Qual salário posso oferecer?
  • Como monitoro seu desempenho?
  • Como capacitá-las para que exerçam bem suas funções?

As respostas a essas questões vão depender justamente da chamada gestão de pessoas.

Processos

1 – Desenho de Cargos

É a forma como você decide quais funções são necessárias à organização, considerando os objetivos explícitos necessários para que as pessoas possam ocupar e exercer tais funções.

2 – Carreiras

Tem uma interface muito grande com desenho de cargos e tem a ver com a progressão do funcionário lá dentro da organização.

3 – Recrutamento e Seleção

Como eu busco as pessoas tanto fora quanto dentro da organização para ocupar as funções que eu desenhei. Após encontrar um grupo de pessoas capacitadas, como escolher a que melhor se encaixa na função.

4 – Avaliações de Desempenho

Preciso saber se as pessoas que estão trabalhando estão cumprindo com as metas estabelecidas.

5 – Treinamento, Desenvolvimento e Educação

Ao ingressar na organização ou durante a sua carreira, algumas vezes, o funcionário precisa melhorar o conhecimento/habilidade para exercer melhor sua função ou até mesmo, para receber uma promoção.

6 – Qualidade de Vida no Trabalho

Como desenhar o meio ambiente e as relações de trabalho interpessoais dentro da organização, de forma a deixar as pessoas lá dentro satisfeitas e mais produtivas.

7 – Remuneração e Benefícios

Aqui é onde se toma a decisão de quais políticas e estratégias vou utilizar para remunerar meus colaboradores. Para isso, preciso analisar outras organizações similares à minha e decidir qual estratégia posso adotar, se pago mais e atraio profissionais mais qualificados, se mantenho a média ou se fico abaixo dos concorrentes.

Além disso, que benefícios as pessoas vão ter, plano de saúde, plano odontológico ticket refeição, participação nos lucros, entre outros.

Cada processo desses envolve uma série de práticas que serão detalhadas futuramente, que vai ajudar a organização em algumas questões, onde entram os objetivos da gestão de pessoas, que podem mudar muito conforme o contexto de cada  organização (missão, visão, valores).

Mas tem alguns que podem ser entendidos como fundamentais, são eles:

  • Ajudar a alcançar os objetivos da organização;
  • Proporcionar maior competitividade;
  • Garantir que a organização tenha pessoas competentes e comprometidas;
  • Aumentar a satisfação das pessoas lá dentro;
  • Gerenciar qualidade de vida no trabalho;
  • Administrar e alavancar mudança organizacional;
  • Ajudar a organização a ser mais ética e ter responsabilidade social;
  • Ajudar os gestores nas suas funções administrativas;
  • Ajudar a maximizar a produtividade e reduzir custos;
  • Gerenciar a adversidade da força de trabalho;
  • Auxiliar a organização a se adaptar às mudanças externas (política, tecnologia, economia, sociedade, comunicação).

 

Como tudo isso pode influenciar a minha existência enquanto organização? É a gestão de pessoas que me ajuda para entender melhor tudo isso que já foi falado.

Qual a Real Importância da Gestão de Pessoas?

Voltemos ao exemplo do comércio. A quantidade de pet shops em um determinado bairro vai depender do tamanho desse bairro, e um pet shop pode ter uma quantidade bem maior de clientes do que o outro.

Mas por que essa diferença se os dois possuem as mesmas mercadorias e basicamente os mesmos preços?

Muito provavelmente por conta do atendimento prestado pelos seus funcionários. Quero dizer que, no fundo, o que diferencia uma organização da outra são as pessoas que estão trabalhando lá dentro. E essa diferença se dá principalmente pelo bom trabalho realizado na gestão de pessoas.

Eder Santos

Especialista em Planos de Saúde

Formado em Marketing Digital
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